Notícias do Mundo Motorizado

Team Peugeot TotalEnergies ruma às 1000 Milhas de Sebring


É já no próximo dia 17 de março que o Team Peugeot TotalEnergies entrará em pista, no circuito de Sebring para o arranque da Temporada 11 do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (FIA WEC). Será a estreia do PEUGEOT 9X8 em solo norte-americano e no icónico circuito de Sebring.

Com base na experiência adquirida durante as três provas realizadas em 2022 e graças a mais de 10.000 quilómetros de testes de inverno, alcançaram-se desenvolvimentos técnicos no PEUGEOT 9X8 para otimizar a sua fiabilidade, como salienta Jean-Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport: “Fizemos um grande número de quilómetros para melhorar o desempenho do carro e validar a sua fiabilidade. Estamos a começar esta temporada com muito entusiasmo e com uma equipa que quer lutar. É um grande orgulho fazer parte deste campeonato e estar a competir contra grandes fabricantes e grandes nomes nas corridas de resistência.”

Esta temporada promete ser muito competitiva, com os principais construtores mundiais a participarem na categoria Hypercar, compondo uma grelha de nada menos do que onze viaturas. O objetivo do Team Peugeot TotalEnergies é claro: “Lutar pela vitória em cada corrida. Sabemos que nada pode ser dado como garantido, vai ser difícil e não somos os únicos na grelha a ter este objetivo”, acrescentou Jean-Marc Finot.

A primeira corrida da temporada do FIA WEC 2023 será precedida por um Prólogo, nos dias 11 e 12 de março, já este sábado e domingo, também na Flórida. Estes testes permitirão aos pilotos e à equipa familiarizarem-se com os diferentes tipos de piso do circuito de Sebring, que se mostrarão intransigentes para os PEUGEOT 9X8 com os números 93 e 94. “Iniciar a temporada na Flórida, logo após o inverno, é um grande privilégio que apreciamos. Este circuito acidentado é muito exigente para as suspensões e transmissões. Mesmo tendo em conta que a corrida é mais curta, passar por Sebring sem problemas é uma condição necessária para se enfrentar as 24 Horas de Le Mans, mesmo sabendo que tal não será suficiente, pois nada pode substituir uma verdadeira corrida de vinte e quatro horas”, diz Olivier Jansonnie, Director Técnico da Peugeot Sport.

Para alcançar os seus objetivos e lutar pelos lugares da frente durante toda a temporada, a equipa ver-se-á apoiada por parceiros valiosos: TotalEnergies, Capgemini, Yahoo, Marelli, Établissement Peugeot Frères, Sparco e Jack & Jones. As formações de pilotos dos dois PEUGEOT 9X8 permanecem inalteradas, com Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne no PEUGEOT 9X8 nº 93 e Loïc Duval, Gustavo Menezes e Nico Müller no PEUGEOT 9X8 nº94.

O encontro está marcado para as 1000 Milhas de Sebring, palco do lançamento da campanha de 2023 do Team Peugeot TotalEnergies Team e do Campeonato do Mundo FIA de Resistência.

Paul Di Resta (PEUGEOT 9X8 nº 93): “Sebring será um grande teste para nós, em especial porque a nossa aventura na ‘endurance’ começou há apenas um ano e esta será a nossa primeira temporada completa no FIA WEC. Teremos de arregaçar as mangas e lutar contra a concorrência o mais arduamente possível. A nossa preparação tem estado centrada na fiabilidade do carro, no desempenho e fizemos vários testes de resistência. Temos estado a trabalhar a fundo com a equipa para melhorar o desempenho do ano passado. Esta temporada será um teste com altos e baixos ao longo do percurso, mas serão os resultados das corridas e das qualificações que irão mostrar o nível que conseguimos alcançar. Estaremos onde estivermos, o principal será lutar e trabalhar arduamente para melhorar cada vez mais.”


Mikkel Jensen (PEUGEOT 9X8 nº 93): “Esta época será interessante porque vamos competir com seis outros construtores. Teremos de otimizar o nosso trabalho, concentrar-nos em nós próprios e fazer o nosso melhor em termos de desempenho, paragens nas boxes, fiabilidade da equipa e não confiar demasiado nos adversários. A primeira corrida será, também, a primeira vez que todos os novos adversários estarão juntos em pista, pelo que não podemos saber se será uma boa corrida ou não. Sebring é um circuito onde poucas equipas estiveram a testar, pelo que será importante observar quanto tempo demoramos a estabelecer a nossa afinação de base. É um bom circuito, em que já estive por três vezes e gosto dele. É uma pista surpreendente, com ressaltos e lombas, pelo que não se pode esperar conseguir fazer uma volta perfeita, num lugar que é uma loucura.”


Jean-Éric Vergne (PEUGEOT 9X8 nº 93): “Penso que é ótimo para o FIA WEC ter tantos construtores envolvidos, pois isso vai criar muito interesse na disciplina; como pilotos sentimo-nos parte de uma nova geração, de uma nova era. Penso que nesta temporada precisamos de estabelecer objetivos realizáveis e isso só será possível após a primeira corrida, em Sebring. Hoje não nos podemos comparar com as demais equipas, porque nunca corremos contra elas.
Será a primeira temporada completa da equipa, frente a adversários muito experientes. É importante que todos melhoremos, que todos trabalhemos na mesma direção e que consigamos melhorar corrida após corrida, tendo em conta todas as pessoas da equipa, elementos exteriores, todos os parâmetros possíveis para estarmos em condições de tentar garantir vitórias. Pessoalmente, quero chegar ao final do ano e poder olhar nos olhos de todos e dizer que demos o nosso melhor.”


Loïc Duval (PEUGEOT 9X8 nº 94): “Sebring é um circuito muito atípico neste calendário, mas tem o seu próprio encanto. É um antigo aeródromo com tipos de piso diferentes e um circuito muito acidentado, como todos sabem. É uma pista dura para as máquinas, com uma aderência bastante boa em geral, mas com grandes placas de betão, buracos, lombas, razão porque é bastante especial, mas, mais uma vez, é uma grande prova e tornou-se um clássico nas corridas de ‘endurance’. Esta vai ser uma temporada muito emocionante porque para além de marcar o regresso da Peugeot, vamos viver uma era mágica nas corridas de resistência com os Hypercars. É muito agradável ver um plantel com muitos construtores, grandes equipas, grandes carros e grandes pilotos. Vai haver muita luta em pista, por isso estou realmente ansioso. Voltar ao FIA WEC, na categoria principal, é igualmente importante para mim. Saí em 2016 e poder voltar com a oportunidade de vencer o campeonato e as 24 Horas de Le Mans à geral é algo bastante maravilhoso.”


Gustavo Menezes (PEUGEOT 9X8 nº 94): “É ótimo ver tantos construtores e marcas icónicas a participar no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans. A lista de inscritos é muito competitiva e parece que vai subir de nível nos próximos anos, o que é muito emocionante. Passámos muito tempo no simulador da equipa este inverno, tivemos também a oportunidade de fazer muitos testes por toda a Europa e tenho treinado forte em casa para me preparar para este início da temporada. Este ano vai ser muito competitivo, todos trarão o seu melhor para cada circuito e nós faremos o mesmo. Sabemos que não será fácil, seremos humildes, mas determinados a fazer tudo o que pudermos para sermos os melhores possível.”
Nico Müller (PEUGEOT 9X8 nº 94): “Desde a última corrida no Bahrein que temos passado bastante tempo no simulador, tendo feito várias sessões de testes. Não só conduzimos o carro como também passámos tempo juntos fora das pistas para nos conhecermos melhor, algo que é muito valioso. O ano de 2023 será a idade de ouro das corridas de resistência, sendo o Centenário das 24 Horas de Le Mans o objetivo final, onde estaremos a lutar pela vitória. Será uma época exigente, com muitas batalhas, mas nós competimos para vencer e este ano não será exceção. Estou orgulhoso de fazer parte da equipa Peugeot TotalEnergies na sua primeira campanha no Campeonato do Mundo FIA de Resistência. É um privilégio e espero que estejamos nos lugares da frente para lutar pelos títulos.”

%d bloggers like this: