Notícias do Mundo Motorizado

TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Todos a Fafe para o arranque da nova época

Na senda do sucesso obtido no ano de estreia, a TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup (TGRIC) vai para a estrada já este fim-de-semana, para uma segunda temporada que promete ser ainda mais intensa e espetacular!
 
Em termos de projeto, a TGRIC mantém como objetivo continuar a atrair jovens pilotos que pretendem uma fórmula acessível para poderem evoluir, bem como pilotos mais experientes que procuram competitividade e diversão com fórmulas comprovadas, e sem surpresas a taça monomarca organizada pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e Motor & Sport Institute (MSi) é uma cabal resposta dado o sucesso já obtido em 2022.
 
Os números não enganam, e em Fafe a lista de inscritos cresceu quase para o dobro, com mais unidades do renovado e ainda mais apto Toyota GR Yaris RZ a serem inscritas. Em termos de equipas, e para além de terem transitado muitas das equipas de 2022, juntam-se muitos novos valores em mais um claro reafirmar da mais-valia do troféu, bastando um pouco de atenção à lista de concorrentes inscritos para se reconhecer um incremento substancial no número de concorrentes, com quinze equipas à partida para o Rally Serras de Fafe.
 
Uma nova caixa de velocidades que faz subir a eficácia e rapidez do carro para outros patamares, novas soluções de aerodinâmica e de carroçaria que visam melhorar ainda mais a fiabilidade e desempenho global, são as mudanças mais visíveis a nível técnico ao que se soma na vertente desportiva o aumento dos prémios pecuniários envolvidos no troféu e um calendário revisto, o que em suma se traduz numa nova época mais atrativa e profícua para todos.
 
O campeão em título, Sergi Francoli renova a sua aposta no troféu, bem como os restantes classificados no pódio no ano passado, Miguel Campos e Ricardo Costa. Pedro Lago Vieira gostou e ficou, marcando presença agora no arranque em Fafe, tal como Dani Berdomás que tendo também dado mostras de bom andamento no passado, quer voltar e procurar melhores resultados este ano. Quanto aos novos pilotos há muitas novidades e não apenas jovens valores, pois alguns consagrados já olham para esta fórmula competitiva como o caminho certo a seguir na competição em ralis. J.Carlos Mulero, Albert Llovera, Isaac Vera, Pierre Lafay, Javier Villa, Alberto Monarri, Bruno Bulacia, Jonathan Rieu, Roaux e Manu Gascou serão as novidades por terras portuguesas.
 
Já sobre a prova, as condições não vão ser fáceis pois a previsão é de chuva para os dias de prova, o que num rali em piso de terra batida, vai colocar à prova pilotos e máquinas. Contudo, essas condições podem até ser benéficas para as equipas da TGRIC pois seguramente vão realçar a vantagem técnica das quatro rodas motrizes do Toyota GR Yaris RZ, equipados com os pneus “Scorpion” do novo parceiro Pirelli enquanto fornecedora oficial de pneus para a TGRIC. A empresa italiana aporta para o troféu a sua ampla experiência em competição, enquanto fornecedora dos pneus aos WRC1 que participam no Mundial de Ralis FIA – World Rally Championship (FIA WRC).
 
O Rally Serras de Fafe começa na sexta-feira à noite, com a realização da super-especial urbana, e prolonga-se até à tarde de domingo num total de 17 provas especiais de classificação.

%d bloggers like this: