Notícias do Mundo Motorizado

TOYOTA GAZOO Racing chega a Portugal na liderança do Mundial de Ralis

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) chega a Portugal na liderança do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) da FIA e procura a quarta vitória consecutiva na emblemática prova lusa. Novamente na zona Centro e Norte, o rali terá lugar de 11 a 14 de maio e será a primeira, de sete provas, em piso de terra.
 
Com uma vantagem de 29 pontos no campeonato, a TGR reconhece que esta, quinta jornada do calendário, é uma prova fundamental para perceber a competitividade da equipa, na defesa do título de Campeã Mundial de Construtores e de Pilotos.
 
Os pilotos da Toyota não escondem o seu gosto pela prova organizada pelo ACP. O vencedor de Portugal 2021, Elfyn Evans, reparte a liderança no mundial com o companheiro de equipa Sebastien Ogier. O piloto galês, da Toyota, subiu ao pódio na primeira corrida de terra deste ano no México e assumiu a liderança após a vitória no asfalto da Croácia, dedicada a Craig Breen.
 
O campeão em título, Kalle Rovanperä, vai tentar repetir o seu triunfo histórico com a Toyota no rali de Portugal do ano passado, onde se tornou o mais jovem vencedor de sempre em 55 edições da corrida. Kalle Rovanperä está apenas a um ponto de Evans, num início de época, em que os cinco primeiros pilotos, estão separados por apenas 11 pontos.
 
Pela segunda vez esta época, Takamoto Katsuta junta-se à formação principal da TGR, procurando somar o máximo de pontos para a equipa.
 
Rali de Portugal 2023
Entre sexta-feira e domingo serão 325,35 quilómetros de classificativas disputadas ao cronómetro, o Shakedown do Rali de Portugal é realizado nas imediações e no interior do circuito de Baltar, em Paredes, a partir das 09h01 da próxima quinta-feira, antecedendo a cerimónia de partida oficial, às 20h30, na emblemática Porta Férrea da Universidade de Coimbra.
 
Sexta-feira, os concorrentes partem de Coimbra para as duplas passagens pelas especiais de Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km), e a passagem por Mortágua (18,15 km), antes da nova super-especial da Figueira da Foz.
 
No dia seguinte rumam ao Norte para os icónicos troços de Vieira do Minho (26,61 km), Amarante (37,24 km) e Felgueiras (8,91 km), que também recebem duplas passagens, antes da popular super-especial de Lousada.
 
A região Norte volta a ser a zona onde tudo se vai decidir. No domingo, Paredes, é antecedida pela 1ª passagem por Fafe (11,18 km) e Cabeceiras de Basto (22,23 km). A Power Stage final (com atribuição de pontos-extra para os pilotos), será novamente recebida pela habitual moldura humana em Fafe. A marginal de Matosinhos volta a receber a cerimónia final do pódio.
 
Jari-Matti Latvala (chefe da equipa)
“Estamos em uma boa posição no campeonato, mas a margem é ainda muito apertada, principalmente entre os pilotos, e temos que continuar a trabalhar de forma positiva para conseguir mais bons resultados. Portugal é um rally que por um lado se pode atacar, mas por outro lado também tem que se ter cuidado com o desgaste dos pneus e evitar bater em pedras, principalmente nas segundas passagens. É um rali que sempre gostei como piloto e acredito que nossos pilotos também: Elfyn e Kalle já venceram no passado e foi um evento forte para o Takamoto também. Sentimo-nos bastante confiantes à partida, pois fizemos algumas melhorias no GR YARIS Rally1 HYBRID em terra, que valeu a pena já no México. Trabalhamos para desenvolver, ainda mais durante, no nosso recente teste na Sardenha, que foi uma preparação importante para os três ralis de terra/gravilha que teremos seguidas nas próximas semanas.”

%d bloggers like this: