Notícias do Mundo Motorizado

Kalle Rovanperä sagra-se novamente campeão mundial de ralis

Kalle Rovanperä terminou em segundo lugar no Rali da Europa Central, conseguindo vencer, com o seu co-piloto Jonne Halttunen, pelo segundo ano consecutivo, o título de campeão mundial de ralis. Este resultado é alcançado após a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) ter vencido o Campeonato Mundial de Ralis da FIA de fabricantes 2023, na ronda passada no Chile.

Este é o nono título mundial de ralis FIA (WRC) conquistado por um piloto da Toyota e o quinto consecutivo nos últimos cinco anos. A TGR-WRT percebeu, desde cedo, o potencial do jovem finlandês, que em apenas 4 épocas a competir ao mais alto nível nos ralis, é já a segunda vez que consegue chegar ao mais alto nível do Mundial ao volante do GR Yaris Rally1 Hybrid.

Depois de ser coroado o mais jovem Campeão do Mundo de Ralis em 2022 ao volante do GR YARIS Rally1 HYBRID, Rovanperä, de 23 anos, tornou-se agora no sexto piloto a conquistar títulos consecutivos na história do WRC.

A TGR WRT participou no Rali da Europa Central, a penúltima prova da época, sabendo que apenas Rovanperä ou o seu companheiro de equipa Elfyn Evans poderiam vencer o campeonato de pilotos. Com 31 pontos de avanço, Rovanperä teria que superar Evans para garantir o título a uma rodada do fim, e mostrou logo ao que vinha com um bom ritmo logo no primeiro dia completo do rali na sexta-feira 27 de outubro. O piloto finlandês venceu quatro das seis especiais, em estradas muito técnicas de asfalto molhado na República Checa, liderando por 36,4 segundos no final do dia.

As condições continuaram desafiantes quando o rali chegou à Áustria na manhã de sábado. Rovanperä fez um peão, mas conseguiu continuar com uma vantagem reduzida. Correndo em terceiro da geral, Evans não teria a mesma sorte, saindo da estrada em SS11 e sofrendo danos que o impediram de ir mais longe com o co-piloto Scott Martin.

Evans reiniciaria no domingo com a hipótese de ainda marcar pontos na Power Stage, que encerra o rali, mas Rovanperä já só precisava de uma boa pontuação para garantir o título. Considerando a situação e as condições difíceis, Rovanperä adotou uma abordagem mais cautelosa após SS11, cedendo a liderança do rali a Thierry Neuville (Hyundai), mas mantendo-se num confortável segundo lugar, que também geriu com cuidado durante o último dia.

O resultado é o seu sétimo pódio da temporada, no qual conquistou três vitórias e terminou entre os quatro primeiros nas 12 provas disputadas, exceto uma.

Sébastien Ogier terminou o rali em quarto lugar da geral, após um revés na especial de abertura de sexta-feira. Takamoto Katsuta terminou a prova em quinto lugar no seu quarto rali inserido no TGR WRC Challenge Program.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA EUROPA CENTRAL 2023 (Informação, domingo 15:00 www.WRC.com)
1 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) 2h52m39.9s
2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +57.6s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1m52.8s
4 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m08.6s
5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m48.3s
6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m06.3s
7 Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 HYBRID) +4m22.3s
8 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta Rally2) +11m35.8s
9 Nicolas Ciamin/Yannick Roche (Škoda Fabia RS Rally2) +11m53.1s
10 Pierre-Louis Loubet/Benjamin Veillas (Ford Puma Rally1 HYBRID) +12m04.3s
31 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +39m58.2s

%d bloggers like this: