Notícias do Mundo Motorizado

Rallye Monte Carlo 2024: Finalmente Neuville

Na busca dos títulos perdidos

Thieery Neuville venceu em Monte Carlo, mostrando que é capaz de lutar pelo título mundial que há tanto procura. Na abertura do WRC 2024 o piloto belga da Hyundai esperou pelo momento certo para chegar a uma vitória merecida e registar a pontuação máxima que o novo sistema de pontuação determina. Desta vez o piloto da Hyundai i20 N Rally 1 mostrou-se eficaz, satisfazendo pela primeira vez um Neuville mais inspirado do que nunca. Para trás ficaram os Toyota candidatos de Sébastien Ogier, que falhou mais uma vitória no seu Rallye de Monte Carlo por 16,1 segundos e o também candidato ao título Elfyn Evans, que liderou durante a primeira metade da prova, terminando o rali a 45,2 segundos de Thierry Neuville.

Depois de um pódio que teve dois Yaris Rally 1 a fazerem guarda de honra ao Hyundai do vencedor, contámos com as boas atuações de dois regressados à Hyundai, casos de Ott Tanak e Andreas Mikkelsen, que terminaram a prova monegasca na 4ª e 6ª posições respetivamente, depois de terem deixado promessas positivas, mas também interrogações para todo um campeonato. Para já, pode ter sido apenas uma questão de adaptação… No meio, na 5ª posição ficou o Ford Puma Rally 1 de Adrien Fourmaux, que provou à M-Sport, que esta poderá ter sid0o uma boa aposta. Takamoto Katsuta pagou caro a “prisão” que o seu Yaris teve num banco de neve, terminando no 7º lugar a mais de oito minutos do vencedor.

Yohan Rossel volta a vencer entre os Rally 2

Aqui foi uma luta empolgante, mesmo à décima de segundo. Desta vez a Skoda não venceu, apesar da fantástica prova do espanhol Pepe López que discutiu até ao último metro a vitória na categoria. Em casa foi um carro francês que triunfou, pelas mãos de um piloto da casa. Rossel voltou a vencer Monte Carlo e levou o Citroen C3 Rally2 à vitória com apenas 4 segundos de vantagem para o Skoda Rally2 de López. Entre os WRC2 houve oito mudanças de liderança, num embate emocionante entre a Citroen e a Skoda, onde Nicolay Gryazin também lutou pela vitória, terminando a 11,4 segundos do piloto espanhol e a 15,4 do vencedor Yohan Rossel. Entre os estreantes Toyota GR Yaris Rally2, há que esperar por uma evolução do carro, embora tenha deixado excelentes indicadores. Sami Pajari foi o melhor entre os Yaris GR, terminando, no entanto, a mais de quatro minutos do vencedor.

Em Monte Carlo Thierry Neuville teve o carro como nunca teve, segundo admitiu o piloto, que conquistou os 30 pontos (pontuação Máxima), triunfando na Power Stage frente a Ogier, Katsuta, Evans e Tanak, que conquistaram por esta ordem os restantes pontos extra. Na confusão dos pontos, motivados pelo novo método de pontuação, Neuville alcançou a sua 20ª vitória em provas do WRC, em busca de um título mundial que há tantos anos procura. Antes da próxima prova, o Rali da Suécia entre 15 e 18 de fevereiro, Thierry Neuville comanda o WRC com 30 pontos, seguido por Ogier com 24, Evans 21, Tanak 15 e Fourmaux 11 pontos. Foram apenas os primeiros indicadores do WRC 2024, com um sistema de pontuação discutível e que não é do agrado de todos.

2024 FIA World Rally Championship Round 01, Rallye Monte-Carlo 24-28 January 2024 Thierry Neuville, Martijn Wydaeghe, Hyundai i20 N Rally1 Hybrid Photographer: Dufour Fabien Worldwide copyright: Hyundai Motorsport GmbH
%d bloggers like this: