Notícias do Mundo Motorizado

Repsol e João Ferreira unem forças no Rally Raid Portugal com combustível 100% renovável

A Repsol e o jovem piloto João Ferreira acabam de firmar um acordo para a temporada de 2024, que consiste na utilização de combustível 100% renovável – um biocombustível avançado produzido a partir de matérias-primas com origem em resíduos -, permitindo que o piloto tenha uma menor pegada carbónica durante todas as suas corridas. A primeira prova tem início já no próximo dia 2 de abril, no Rally Raid Portugal, a única etapa do Campeonato do Mundo (W2RC) disputada em território europeu, nomeadamente em Portugal e Espanha.

“Estamos muito orgulhosos por apoiar jovens talentos como o João Ferreira, através dos nossos Combustíveis 100% Renováveis. Na Repsol continuamos com o nosso compromisso de fornecer soluções energéticas para as corridas motorizadas de alto nível, enquanto continuamos a avançar na descarbonização dos nossos processos e produtos. O desporto motorizado é um excelente ensaio para este tipo de combustíveis, através de lições aprendidas nas condições mais exigentes, é possível colocar à disposição os melhores produtos para os nossos clientes”, afirma Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa.

Com esta parceria, a empresa multienergética reafirma a sua posição como líder na transição energética. A Repsol tem vindo a trabalhar no desenvolvimento de combustíveis renováveis há muitos anos, com a intenção de os tornar uma alternativa que complemente outras formas de descarbonização na mobilidade, tais como a eletrificação e o autogás, por forma a reduzir emissões.

João Ferreira, aos 24 anos, e depois de uma excelente época em 2022 em que se tornou Campeão Nacional de Todo-o-Terreno Absoluto, vencendo também a Taça da Europa de Bajas, já somou duas participações no Dakar Rally e completou em 2023 a sua primeira temporada completa no Mundial de Todo-Terreno. Na mesma temporada, fez aparições excecionais, ao volante do Mini JCW Rally Plus, onde repetiu a vitória alcançada na Baja Portalegre 2022, desta feita, diante Nasser Al-Attiyah. João Ferreira, é o mais jovem piloto a vencer uma prova da Taça do Mundo e, em 2023, alcançou vitórias importantes no Rallye du Maroc, última ronda do W2RC e ainda na Baja Dubai, prova pontuável para a Taça do Mundo, resultado que lhe permitiu terminar esta competição no pódio.

“Contar com a Repsol como parceiro para a temporada 2024 é um orgulho para mim e para todos os envolvidos no meu projeto desportivo. Sabemos da responsabilidade que é representar uma marca como a Repsol, principalmente na vertente da utilização dos combustíveis renováveis. O desporto motorizado é uma excelente forma de provar que este tipo de combustíveis reduzem a pegada carbónica e por isso tudo faremos para promover da melhor forma a imagem da marca e os seus objetivos. É importante também referir que a nossa experiência nos garante que este combustível é muito performante e competitivo e que nos vai permitir estar na luta pelas vitórias em todas as provas que participarmos”, começou por explicar João Ferreira.

Sobre a corrida da próxima semana, João Ferreira explica: “Vai ser uma experiência incrível competir na prova do W2RC ao volante de um Mini JCW Ultimate da X-Raid. Os portugueses mereciam este esforço da nossa parte e as condições acabaram por se proporcionar. Vamos tentar dar o nosso melhor como fazemos em todas as corridas, e se tivermos uma oportunidade, vamos tentar agarrá-la, quer seja para vencer especiais ou mesmo para estar na luta pela vitória à Geral”.

Atualmente, a Repsol fornece combustível 100% renovável em mais de 140 Estações de Serviço nas principais cidades e corredores de transporte da Península Ibérica, com 21 postos em Portugal e 120 postos em Espanha, com o objetivo de chegar às 600 estações até ao final do ano.

A vila de Grândola, no distrito de Setúbal, recebe a base operacional e o Prólogo do evento, que tem características únicas no calendário do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC). Ao todo, são 1.758 quilómetros de percurso, mais de 1.000 deles cronometrados, ao longo de cinco etapas disputadas em diferentes tipos de terreno e paisagens marcantes. O Rally-Raid Portugal vai passar pelos concelhos de Grândola, Santiago do Cacém, Abrantes, Alcácer do Sal, Almeirim, Chamusca, Coruche, Mação, Ponte de Sor, Salvaterra de Magos, Sines e pela cidade de Badajoz, que recebe o final de uma das etapas.

%d bloggers like this: