Notícias do Mundo Motorizado

Rally Islas Canarias finaliza o FIA ERC 2020

O 2020 FIA European Rally Championship será decidido no Rally Islas Canarias na próxima semana após a confirmação de que o final da temporada planeado, o Spa Rally, não acontecerá em 2020.

Foi acordado pela presidente do município de Spa, Sophie Delettre, e pelo governador da província de Liège, Hervé Jamar, que, apesar dos grandes esforços da DG Sport, avançar com o evento no atual contexto do COVID-19 não poderia ser justificado. A decisão segue uma avaliação da situação de saúde na Bélgica e a capacidade de todas as medidas de segurança necessárias serem implementadas.

“Apesar do excelente trabalho e de todo o profissionalismo da DG Sport, vi-me obrigada a solicitar o adiamento do Spa Rally”, disse Sophie Delettre, presidente do município de Spa. “A crise de saúde que vivemos, com os perigos que representa, impele-me a ser extremamente cauteloso. Estou profundamente triste com esta situação de saúde, que afeta todas as nossas atividades. Turismo, cultura e desporto motorizado fazem parte do DNA de Spa, e espero de todo coração que possamos retomar nossas vidas com tranquilidade após esta segunda onda da epidemia. ”

Christian Jupsin da DG Sport, organizador do Spa Rally, disse: “É com grande deceção que somos obrigados, como em março passado, a adiar mais uma vez o Spa Rally. Tudo foi colocado em funcionamento para que esta edição fosse espetacular, e gostaria de aproveitar a oportunidade para saudar a nossa equipa. Agradeço também à cidade de Spa e aos outros municípios e organizações pelo apoio e confiança que depositaram em nós. Resta agora virarmos as páginas deste ano difícil, mantendo toda a nossa energia para nos recuperarmos e oferecer um evento ainda mais atraente em 2021. ”

O coordenador do ERC, Jean-Baptiste Ley, disse: “Estamos com a DG Sport ao aceitar que não havia outra escolha a não ser adiar a realização do Spa Rally deste ano para 2021. Christian Jupsin e sua equipa na DG Sport fizeram todo o possível para manter o Spa Rally no calendário de 2020, mas a saúde e a segurança de todos devem continuar a ser a prioridade.

“Ao mesmo tempo em que compartilhamos o sentimento de deceção e as dificuldades que esta decisão causa, devemos refletir sobre o que foi alcançado em 2020 em termos do que será um calendário de cinco eventos durante estes tempos desafiadores e sem precedentes. Os nossos agradecimentos a todos que tornaram isso possível, em particular à Comissão de Rally da FIA. Os pensamentos da família ERC são com todas as pessoas que sofrem devido ao COVID-19. ”

O Rally Islas Canarias acontece de 26 a 28 de novembro e segue-se a eventos em Itália (Rally di Roma Capitale), Letônia (Rally Liepāja), Portugal (Rally Fafe Montelongo) e Hungria (Rally Hungria). Das 70 equipas inscritas para a seção internacional do Rally Islas Canarias, 46 estão inscritas no ERC para sublinhar o contínuo sucesso e popularidade do campeonato.

%d bloggers like this: