Notícias do Mundo Motorizado

C3 R5 conquista o Campeonato Europeu De Ralis

Alexey Lukyanuk e Alexey Arnautov, formação russa da #C3R5Family, garantiram para o C3 R5 o primeiro título de Campeão Europeu de Ralis, durante a última ronda da temporada, que se desenrolou nas Canárias no passado fim de semana. Em complemento, Yoann Bonato e Benjamin Boulloud conquistaram um convincente 2º lugar no seu C3 R5, enquanto Pepe Lopez e Borja Rozada alcançaram os seus segundos títulos consecutivos no Campeonato e no Supercampeonato de Ralis de Espanha, aos comandos de um Citroën.

Discutido na ilha da Gran Canaria, como ronda final do Campeonato Europeu de Ralis (ERC) 2020, o Rally Islas Canarias contou com um enorme contingente da #C3R5Family, tendo sido nove os C3 R5 inscritos, para as duplas Lukyanuk / Arnautov, Bonato / Boulloud, Lopez / Rozada, Llarena / Fernandez, Tempestini / Itu, Griebel / Winklhofer, Monzon / Deniz, Falcon / Carrera e Amourette / Gaudin. Normalmente realizado em maio, os contornos deste rali foram completamente transformados, sob condições climatéricas bastante instáveis, o que tornou a escolha de pneus num fator decisivo.

A #C3R5Family provou ser, mais uma vez, bastante hábil na gestão de circunstâncias desafiantes. Dispondo de uma clara vantagem pontual à partida da prova, Alexey Lukyanuk e Alexey Arnautov adotaram uma performance equilibrada e inteligente nessas condições tão difíceis, sendo que, ainda assim, foram os mais rápidos em 3 Especiais. Bastou-lhes terminar no 7º lugar da geral para conquistar o título europeu para a equipa C3 R5 Saintéloc Racing, após idêntica vitória registada em 2018. Foi uma clara recompensa por uma temporada com apenas 5 provas, em que registaram duas vitórias – no Rally Di Roma Capitale e no Rally Fafe Montelongo – e um 3º lugar no Rally Liepaja, atrás de outro C3 R5 conduzido por Mads Østberg.

Quanto a Yoann Bonato e Benjamin Boulloud, a dupla francesa que já tinha registado um 2º lugar em Fafe, na anterior jornada do ERC, foi, entretanto, coroada pela terceira vez como Campeões de Ralis de França, sendo que agora nas Canárias também deixaram a #C3R5Family orgulhosa, com um fantástico 2º lugar absoluto, numa prova onde venceram 2 Especiais.

O desempenho da #C3R5Family nas Canárias viu-se ainda destacada em grande estilo pela prestação dos espanhóis Pepe Lopez e Borja Rozada, ao assegurarem, pelo segundo ano consecutivo, os títulos de Campeões de Ralis de Espanha (campeonato de asfalto) e de Supercampeões de Ralis de Espanha (campeonato combinado entre provas de asfalto e terra). Apesar de um despiste logo na primeira Especial da prova, os vencedores do Rally Isla Canarias 2019 recusaram-se a baixar os braços e, de regresso ao rali no segundo dia, conseguiram alcançar o que provou ser uma vitória decisiva na reta final. Este rali tão emotivo assegurou-lhes o sucesso na sua campanha de ralis de 2020, temporada em que venceram duas provas de cada um daqueles campeonatos.

O que eles disseram…

Didier Clément, Responsável de Competição Clientes da Citroën Racing

“Este fim de semana foi, para a Citroën Racing, o que se pode chamar uma verdadeira limpeza! Podemos estar realmente muito orgulhosos pelo que alcançámos nesta temporada do ERC. Um dos nossos objetivos para este ano era assegurar o título. O Alexey Lukyanuk liderou os nossos esforços e teve uma temporada fantástica, lutando pelos lugares da frente em praticamente todas as rondas. Já o Yoann Bonato também reforçou a nossa formação nos últimos três ralis. Com duas subidas ao pódio em três ralis, ele confirmou ser um grande piloto a este nível, ao mesmo tempo em que demonstrou a óbvia competitividade do C3 R5. Os números também não mentem: tínhamos nada menos que 9 equipas à partida desta prova com o nosso carro. Também ganhámos em termos de Campeonato de Espanha, fruto dos dois títulos alcançados por Pepe Lopez e Borja Rozada, sendo também de destacar a prestação do Rally Team Espanha, que conquistou o título de Equipas do Campeonato da Europa de Ralis.”

Alexey Lukyanuk, Campeão Europeu de Ralis 2020 com o C3 R5

“Para ser honesto, sinto-me um pouco abalado emocionalmente após esta prova, um rali que foi muito difícil em termos de gestão dos nervos. Nem sempre estive totalmente satisfeito com a minha performance neste fim de semana, mas estou deliciado com o resultado final. Nada disto teria sido possível sem o apoio da Citroën Racing e da minha equipa, a Saintéloc Racing. Tínhamos um C3 R5 excecionalmente fiável, que não teve problemas, e isso mostrou-se decisivo. O nosso conjunto funcionou na perfeição. Fomos rápidos, consistentes, lutando com pilotos mais jovens que nos colocaram bastante pressão, mas também conseguimos usar a nossa experiência quando foi necessário. Agora é hora de comemorações.”

Vincent Ducher, Diretor de Equipa, Saintéloc Racing

“A temporada começou muito tarde, mas graças ao empenho e à persistência de todos, os eventos foram sendo realizados e vencemos o primeiro deles, algo que, muitas vezes, é um bom sinal. O Alexey fez muitos progressos ao longo do ano, a vários níveis, e neste fim de semana ele fez o que era preciso, apesar das condições climatéricas tão difíceis. Ele merece este título e toda a equipa está muito orgulhosa dele. É apenas uma recompensa pelo trabalho árduo em que todos se empenharam e pela confiança depositada nele pela Citroën Racing e pelos nossos fiéis parceiros.”

Yoann Bonato, 2º classificado no Rally Islas Canarias e Campeão de França de Ralis 2020, com um C3 R5

“Para nós este é, obviamente, um bom resultado, em cima do que alcançámos em Portugal. Foi um rali muito difícil e muito competitivo. Não sabíamos exatamente onde nos iríamos equiparar face aos restantes, embora secretamente esperássemos terminar num lugar do pódio. É o final do que foi uma boa temporada para a nossa equipa, ano em que também conquistámos o campeonato francês.”

Pepe Lopez, Campeão e Supercampeão de Espanha de Ralis 2020, com um C3 R5

“Foi, de novo, uma temporada fantástica para nós! Não teria sido possível se não fosse pelos incríveis esforços da minha superequipa, ou pelo C3 R5 que, mais uma vez, provou ser o melhor carro de todos. Tivemos muitos momentos de felicidade e de sucesso nos últimos dois anos, pelo que esperamos continuar a fazer o mesmo em 2021. Obrigado a todos pelo apoio.”

Jose Vincente Medina, Diretor de Equipa, Rally Team Spain

“Estamos muito felizes em trabalhar com a Citroën Racing, uma marca que não precisa de qualquer apresentação no mundo dos ralis, contando com jovens pilotos, muito talentosos, como o Efren Llarena e o Pepe Lopez, que demonstraram que a nossa abordagem valeu a pena. O recente 3º lugar do Efren no Rally Hungary sublinhou a sua força a ter em conta, tendo agora o Pepe demonstrado uma enorme persistência ao longo deste fim de semana. Ele nunca desistiu, apesar do início tão difícil deste rali, tendo terminado, com enorme mérito e de novo, com a conquista dos dois títulos. Estamos absolutamente encantados com este resultado.”

%d bloggers like this: