Notícias do Mundo Motorizado

Maserati F Tributo Special Edition.

Com o desporto automóvel nos seus genes, uma potência radicada no espírito da pure competição, vitórias sem precedentes e feitos sem igual, a Maserati celebra o seu passado na competição com a F Tributo Special Edition.

A estreia da Maserati na competição aconteceu há precisamente 95 anos; foi a 25 de abril de 1926 que o primeiro carro de corridas a ostentar o Tridente no seu capô, o Tipo26, venceu a classe de 1500 cc na Targa Florio, com Alfieri Maserati ao volante.

28 anos mais tarde, a 17 de janeiro de 1954, a Maserati fez a sua estreia na F1, e entrou para o pináculo do desporto automóvel mundial com o 250F pilotado por Juan Manuel Fangio. Uma parceria emblemática, coroada por muitas vitórias, que a Maserati comemora hoje num tributo a preceito.

A história da marca na competição, e a sua ligação ao mundo das corridas, inspirou a nova F Tributo Special Edition, que teve a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Xangai de 2021.
O “F” representa Fangio, o piloto que marcou uma era. E “Tributo” é uma clara homenagem às gloriosas vitórias do passado.

A série especial está disponível no Ghibli e no Levante em duas cores exclusivas – Rosso Tributo e Azzurro Tributo – , e evoca o espírito audaz da Maserati nesta versão desportiva, tanto em termos de aparência como nos detalhes.

A referência ao passado glorioso é óbvia mesmo a partir do exterior. O vermelho é a cor mais autêntica do desporto motorizado italiano, e, historicamente, os automóveis da Maserati sempre competiram com uma pintura deste tom, que representou Itália na competição automóvel nos primeiros anos do século passado.

O brilhante e vibrante azul da cor Azzurro Tributo, por outro lado, recorda que o azul é uma das cores (juntamente com o amarelo) da Cidade de Modena, a histórica “casa” da marca.

Existem referências adicionais ao 250F Fangio, que ostentava uma distintiva decoração em vermelho e amarelo, como as pinças de travão amarelas e o acabamento das jantes.

Para completar o visual exterior, o Levante F Tributo está equipada com jantes Anteo de 21” em preto, e o Ghibli F Tributo com jantes Titano de 21” em preto brilhante. Existe um emblema específico em preto, em preto brilhante, nos guarda-lamas, e o logótipo do Tridente na cor da carroçaria no pilar C.

Por fim, as tonalidades dos pormenores exteriores estão refletidas no interior, através das costuras vermelhas ou amarelas, combinadas com a pele preta de grão integral “Pieno Fiore”.

%d bloggers like this: