Notícias do Mundo Motorizado

José Pedro Fontes e o  Citroën Rally Team de regresso ao CPR com participação bo Rali Serras de Fafe Felgueiras Boticas e Cabeceiras de Basto

A edição 2024 do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) vai para a estrada no próximo fim de semana com a realização do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, prova organizada pela Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, e na qual o Citroën Rally Team volta a marcar presença com o Citroën C3 Rally2 preparado pela Sports & You entregue a José Pedro Fontes e Inês Ponte. Os bicampeões de Portugal de Ralis (2015 e 2016) vão iniciar mais uma temporada ao mais alto nível com ambições renovadas e um objetivo claro: lutar pelos títulos absolutos.

José Pedro Fontes e o Citroën Rally Team vão aplicar em 2024 a mesma estratégia adotada nos últimos anos e que já verteu em favor do piloto portuense um vice-campeonato. Como sempre, acompanhado por Inês Ponte, José Pedro Fontes vai tentar amealhar o maior número de pontos durante a fase de terra do CPR para, depois, atacar o título na fase de asfalto.

Somos sempre mais competitivos na fase de asfalto e, por isso mesmo, não há razões para mudar para outra estratégia” afirma José Pedro Fontes. Por outro lado, o piloto da equipa Citroën Rally Team lembra que “apesar disso, preparámos a época da melhor forma e estaremos sempre com os olhos postos na vitória seja qual for a prova. O Citroën C3 Rally2 não tem atualizações de monta, que esperamos apenas para a o ciclo de homologação de 1 de Abril. Ainda assim, acreditamos que reunimos as melhores condições para, uma vez mais, lutar pelos títulos de pilotos e copilotos.

O piloto portuense acrescentou que, estamos apostados em atacar já no início. Uma boa e profícua fase de terra pode alavancar de forma crucial a nossa campanha para o resto do Campeonato. Foi isso que tentámos fazer em 2023, época em que, como é sabido, lutámos pelo título até ao fim. Queremos fazer mais! Queremos fazer melhor! Sinto que estamos preparados e que temos tudo para lá chegar. Vamos prová-lo já este fim-de-semana.

O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto é um clássico do Campeonato de Portugal de Ralis, com um percurso competitivo que passa por alguns dos melhores troços a nível nacional e internacional. Basta recordar que o troço de Fafe já foi considerado como a melhor Prova Especial de Classificação do Campeonato do Mundo de Ralis.

Com uma estrutura mais compacta depois da saída do calendário do Campeonato Europeu de Ralis, a prova de abertura do CPR 2024 propõe um desafio com 110,30 km de provas especiais de classificação disputadas entre sexta-feira e sábado, em piso de terra. O primeiro dia terá as passagens por Boticas/Vale do Tâmega e Boticas/Senhora do Monte, terminado a sexta-feira com a classificativo espetáculo em Fafe às 21h00. O dia de sábado será preenchido com as duplas passagens pelos clássicos Luílhas, Cabeceiras de Basto, Seixoso e Lameirinha, que será, também, a Power Stage do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto.

O RALI SERRAS DE FAFE, FELGUEIRAS, BOTICAS E CABECEIRAS DE BASTO EM RESUMO*

Primeira prova do CPR 2024, o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto corre-se entre sexta-feira, dia 23 de fevereiro e sábado, dia 24 de fevereiro, com uma estrutura composta por 2 Etapas, 6 seções e 11 Especiais (4 classificativas percorridas por duas vezes, mais duas classificativas disputadas uma vez e uma Super Especial) que representam 110,30 km cronometrados, num percurso total de 476,49 km.

Com quartel-general no Pavilhão Multiusos – Parque da Cidade – Fafe, a secção pré-competitiva decorre na sexta-feira com os Treinos Livres (08h00 às 08h30), Qualificação (09h00 às 09h30) e, depois, o Shakedown (09h30 às 11h00), tendo como palco o troço de Montim (3,61 km).

A 1ª Etapa e a primeira e segunda secção do rali (sexta-feira) irão para a estrada a partir das 15h45 para cumprir a passagem pelas especiais de Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km às 16h13) e Boticas/Sr. do Monte (11,53 km às 16h51) e a Super Especial de Fafe (1,62 km às 16h51). Segue-se a passagem pelo Parque de Assistências (22h00 na Praça das Comunidades – Fafe) antes da entrada no Parque Fechado (Frente ao Parque Multiusos – Fafe) às 22h15, terminando a 1ª etapa e a primeira e segunda seções.

A 2ª Etapa e a terceira, quarta, quinta e sexta seções iniciam-se no sábado (24 de fevereiro) às 07h10 para disputarem a primeira e segunda passagens por Luílhas (11,90 km às 08h00 e às 10h26) e Cabeceiras de Basto (10,68 km às 11h09). Segue-se um reagrupamento na Praça Mártires do Fascismo (Feira Velha) às 11h44 (final das secções 3 e 4), antes da passagem pelo Parque de Assistências (12h29). Após o Parque de Reabastecimento, a prova recomeça com as duas passagens pelos troços de Seixoso (9,97 km às 13h32 e 16h00) e Lameirinha (11,18 km às 14h30 e 16h58) sendo que a segunda passagem por Lameirinha (11,18 km) será a “Power Stage”. A prova termina com a entrada em Parque Mártires do Fascismo (Feira Velha) em Fafe (17h32).

Contas feitas, o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto terá um percurso cronometrado com 110,30 km, 366,19 km de ligações, o que perfaz um total do Rali de 476,49 km. A festa de consagração e a entrega de prémios será realizada no Parque Mártires do Fascismo (Feira Velha), a partir das 19h00.

%d bloggers like this: