Notícias do Mundo Motorizado

TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Dani Berdomás vence no Rally Reino de León

12 de junho 2022 – O Rally Reino de León recebeu a maior lista de inscritos da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup até à data e foi também um dos mais equilibrados, com diversas mudanças de líder ao longo do fim-de-semana.

Ricardo Costa e Rui Vilaça (Macedo & Macedo GTW Racing), que partiam empatados na classificação geral com Miguel Campos e Nuno Rodrigues da Silva (Inside Motor), marcaram o melhor tempo na especial que abriu o rali na sexta-feira, num percurso que deixou clara a dificuldade do terreno tão característico desta prova.

O sábado amanheceu com condições climatéricas instáveis, com a chuva a marcar presença nas primeiras especiais. Após a neutralização do primeiro troço, Miguel Campos (Inside Motor) fez o melhor tempo no segundo, declarando a sua intenção de lutar por mais uma vitória.

Mas foi Sergi Francolí (CSM Automoció), que reapareceu em León após a vitória na Galiza, apesar de afirmar não se sentir muito confortável nas etapas de León, quem assumiria a liderança no final da segunda secção, com vantagem curta de apenas 2 segundos sobre Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing). No entanto, a sua liderança seria fugaz devido a ter desistido, tal como Miguel Campos (Inside Motor). Quem também não logrou terminar foi o mais jovem piloto da lista de inscritos, Oriol Comabella (Motor Club Sabadell), que disputava o seu primeiro rali na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

Dani Berdomás (Grupo Breogán), imprimiu um ritmo conservador nas primeiras horas da manhã, mas mudaria de estratégia à tarde para garantir a vitória que lhe escapava, apesar de demonstrar ser um dos pilotos mais rápidos da Copa. Aliás, numa das especiais do rali (TC B-2) estabeleceu o quarto melhor tempo da geral absoluta, sendo mais rápido que muitos dos rivais com viaturas bem mais potentes, algo que demonstra novamente o forte potencial competitivo do Toyota GR Yaris.

Esta vitória permite a Berdomás manter-se na luta pelo título na primeira edição da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup. O piloto galego tornou-se o quarto vencedor diferente em quatro ralis disputados nesta inovadora taça monomarca, sinónimo do equilíbrio que existe entre os participantes.

Referir ainda que, Fran Cima e Juan Luis García (Asturhíbrido) efetuaram um rali em crescendo que culminou com a subida ao segundo degrau do pódio, graças aos cronos estabelecidos na penúltima secção, uma das mais difíceis deste rali. Na super-especial urbana realizada no centro da cidade de León atribui mais um ponto extra, que contribuiu para a consolidação do terceiro lugar da classificação geral.
Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) terminou em terceiro, o único piloto até à data a marcar presença assídua nas primeiras posições. E essa regularidade é suficiente para o colocar agora como líder destacado na taça.

Rubén Muñoz (CSM Automoció) foi quarto classificado, no que é à data o seu melhor resultado. Germán Gómez foi quinto e Víctor Calisto fechou a classificação.

O Rally Reino de León marca o final das provas em terra batida, seguindo-se agora quatro ralis de asfalto, sendo o próximo o Rally de Viana do Castelo, nos dias 8 e 9 de julho, em Portugal. Antes do rali, será realizado um teste coletivo para que todos os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup possam testar testem diferentes soluções que possam vir a ser implementadas para a próxima temporada.

CLASIFICACIÓN TGR IBERIAN CUP – Rally Reino de León
PILOTOCO-PILOTOEQUIPATEMPO
Daniel BerdomásBrais MirónGrupo Breogán1:05:30.700
Fran CimaJuan Luis GarcíaAsturhíbrido+ 00:09.800
Ricardo CostaRui VilaçaMacedo & Macedo GTW Racing+ 00:31.100
Rubén MuñozJoan CodinachsCSM Automoció+ 05:56.500
Germán Gómez FortesJovino Peláez FernándezEscudería Surco+ 15:31.100
Víctor CalistoMárcio CalistoInside Motor+ 17:50.400
CLASSIFICAÇÃO GERAL TOYOTA GAZOO RACING IBERIAN CUP
PILOTOCO-PILOTOEQUIPAPONTOS
Ricardo CostaRui VilaçaMacedo & Macedo GTW Racing75
Miguel CamposNuno Rodrigues da SilvaInside Motor59
Fran CimaJuan Luis GarcíaAsturhíbrido48
Daniel BerdomásBrais MirónGrupo Breogán47
Germán Gómez FortesJovino Peláez FernándezEscudería Surco38
Rubén MuñozJoan CodinachsCSM Automoció24
Víctor CalistoMárcio CalistoInside Motor24
Sergi FrancolíMaría SalvoCSM Automoció22
%d bloggers like this: